Ao contrário de outras máquinas, nosso organismo está continuamente destruindo (catabolismo) e construindo (anabolismo) os seus elementos. Alguns alimentos são vitais, pois, participam da composição de nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso corpo, isto significa que devemos nos preocupar com a qualidade e a quantidade de alimentos que ingerimos, assim como com o nível de prática de exercícios físico para a melhora da qualidade de vida.
Ao reduzirem o peso corporal os indivíduos com excesso de peso passam a apresentar uma maior proteção aos eventuais distúrbios crônico-degenerativos, e se os sintomas como aparecimento ou desenvolvimento da hipertensão, níveis elevados da glicose sanguínea associados à diabetes, risco de osteoartrites, entre outros já manifestaram progressão, estes tendem a diminuir ou desaparecer.
Atletas necessitam de uma alimentação diferenciada dos demais indivíduos em função do gasto energético ser relativamente elevado e da necessidade de nutrientes que varia de acordo com o tipo da atividade (aeróbia ou anaeróbia), a fase de treinamento, entre outras variáveis. A decisão de utilizar suplementos nutricionais requer que os atletas considerem múltiplos fatores.